Programa de Pós-graduação

CT3027 Química Analítica Ambiental: Fundamentos e Aplicações PDF Print E-mail
Thursday, 17 June 2010 22:29

Obrigatória: Não                    Carga Horária: 96                           Créditos:8

Nível: Mestrado Acadêmico e Doutorado

Ementa
Introdução sobre o meio ambiente, razões para se preocupar com a sua preservação, poluição e necessidade de se realizar um monitoramento ambiental. Transporte de poluentes no meio ambiente e métodos analíticos visando à determinação dessas espécies nos diferentes reservatórios: água, ar e solo. Amostragem e preparação de amostras ambientais, monitoramento remoto e desenvolvimento de novos métodos analíticos visando ao monitoramento ambiental de poluentes em nível de concentração de ultra-traço.

Bibliografia básica:

1)Reeve, R.N., Introduction to environmental analysis, John Wiley & Sons, England, 2002.

2)Manahan, S.E., Environmental chemistry, CRC Press, 6a Edição, 1994.

3)Baird, C, tradução Maria Angeles Lobo Recio e Luiz Carlos, Química Ambiental, Bookman, Porto Alegre, 2a Edição, 2002.

4)vanLoon, G.W., Duffy, S.J., Environmental chemistry: a global perspective, Oxford Press, New York, 2a Edição, 2006.

5)Kebbekus, B.B., Mitra, S., Environmental Chemical Analysis, CRC Press, New York, 1 a Edição, 1997.
6)Kalvoda, R., Electroanalytical Methods in Chemical and Environmental Analysis, Springer, New York, 1 a Edição, 1987.

Last Updated on Friday, 18 June 2010 20:24

Próximas Reuniões do Colegiado 2014

Prezados alunos,

Tivemos um problema técnico e as matrículas para alunos especiais para este quadrimestre foram recebidas com erro. O mais breve possível, entraremos em contato para regularizar a situação. Sugerimos que frequentem normalmente o curso que desejam cursar para que não percam os conteúdos.

Contamos com a compreensão de todos.

Coordenação C&T/Química