Programa de Pós-graduação

CT3027 Química Analítica Ambiental: Fundamentos e Aplicações PDF Print E-mail
Thursday, 17 June 2010 22:29

Obrigatória: Não                    Carga Horária: 96                           Créditos:8

Nível: Mestrado Acadêmico e Doutorado

Ementa
Introdução sobre o meio ambiente, razões para se preocupar com a sua preservação, poluição e necessidade de se realizar um monitoramento ambiental. Transporte de poluentes no meio ambiente e métodos analíticos visando à determinação dessas espécies nos diferentes reservatórios: água, ar e solo. Amostragem e preparação de amostras ambientais, monitoramento remoto e desenvolvimento de novos métodos analíticos visando ao monitoramento ambiental de poluentes em nível de concentração de ultra-traço.

Bibliografia básica:

1)Reeve, R.N., Introduction to environmental analysis, John Wiley & Sons, England, 2002.

2)Manahan, S.E., Environmental chemistry, CRC Press, 6a Edição, 1994.

3)Baird, C, tradução Maria Angeles Lobo Recio e Luiz Carlos, Química Ambiental, Bookman, Porto Alegre, 2a Edição, 2002.

4)vanLoon, G.W., Duffy, S.J., Environmental chemistry: a global perspective, Oxford Press, New York, 2a Edição, 2006.

5)Kebbekus, B.B., Mitra, S., Environmental Chemical Analysis, CRC Press, New York, 1 a Edição, 1997.
6)Kalvoda, R., Electroanalytical Methods in Chemical and Environmental Analysis, Springer, New York, 1 a Edição, 1987.

Last Updated on Friday, 18 June 2010 20:24

Próximas Reuniões do Colegiado 2014

SOLICITAÇÕES DEFERIDAS – ALUNOS ESPECIAIS

3º. Quadrimestre de 2014 – C&T/Química

Nome do Aluno

Código das Disciplinas

Eduardo Alves de Oliveira Barbosa

Fábio Antônio Scholl

CT3010

Lucca Oréfice D`Agostino

Luciana Sarmento Fernandes

CT3036

Mariane Pereira D´Agostino

Nilson Queiróz de Sousa

CT3010

Queila Costa da Silva dos Santos

Tatiana Laine Mendes

Michelle Cristiane Melo Reis

CT0001

Os seguintes documentos (original e uma cópia simples) deverão ser apresentados para a secretaria de pós-graduação da UFABC entre 29 e 30 de setembro de 2014.

a) cédula de identidade;

b) RNE (ou protocolo) e anexo SINCRE (somente para estrangeiros);

c) passaporte com visto para estudante (somente para estrangeiros);

d) CPF;

e) comprovante de residência (de um dos últimos três meses) com CEP;

f) diploma de graduação (frente e verso), reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno ou certificado de conclusão de graduação;

g) histórico escolar da graduação;

h) declaração de aceite das normas do curso e da pós-graduação (link para baixar o documento).

2. Informar, no momento da entrega dos documentos, o nome completo, telefone e email.